A Casa Ananda fomenta alguns projetos de inclusão social e artística, no intuito de conectar idéias, experiências, trocas, grupos e pessoas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Atualmente, apenas dois projetos estão em andamento. Entre eles, o nosso Cine-Clube e o projeto "Produção Cultura em Rede". Entenda melhor como funciona cada um.
Cine-Clube Quinzenal gratuito com apoio do Cine Socioambiental Crisantempo/ SP.
Exibições de filmes de longa e curta metragem, aos domingos, a partir das 19h00, com a presença de debatedores ligados a temática desenvolvida em cada sessão. Além disso, jovens cineastas são convidados todo mês para discorrer sobre seus filmes, cinema e arte visual. O cine-clube da Casa Ananda recebe apoio do Cine SocioAmbiental Crisantempo, cuja iniciativa é dedicada à reflexão e à difusão da consciência sociambiental, possuindo como parceiro o Greenpeace e 5 elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, além de contar com apoio das instituições Ecomove, Instituto Alana, Isa - Instituto Socioambiental, Matilha Cultural, SENAC, TED, Teia-USP e WWF.
A Casa Ananda prioriza filmes que:
estimulem o engajamento político e cultural;
promovam a consciência socioambiental;
aproximem a arte visual do cotidiano de todos;
e facilitem a articulação de redes.
"Produção Barão Cultura em Rede"
Produção Cultural da Casa Ananda que tem por finalidade organizar, divulgar, planejar, gerir e executar ações de intercâmbio cultural entre as mais variadas manifestações artísticas do cenário nacional e internacional em Barão Geraldo, Campinas/SP. Veja abaixo alguns desses projetos.
* "O Ritmo é a Cura" com a musicista italiana Alessandra Belloni (Período Maio 2011)

* Circuito Cultural África/Brasil: Netos de Bandim (Período Março 2011)


* Tour Jyosna Brasil (Período: Fevereiro/Março 2011)
Interligando uma grande rede pelas mais variadas regiões do Brasil - Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre - a Casa Ananda, em parceria com o Instituto Visão Futuro São Paulo (idealizador e produtor desse projeto), proporcionou à cantora neozelandesa Jyosna la Trobe não só difundir seu trabalho de músicas tradicionas indianas pelas terras tupiniquins, como também conhecer os artistas locais onde se apresentou. Em Campinas, Jyosna conheceu o trabalho com tintas naturais e grafismos étnicos da artista plástica Clara Aidar e o grupo musical Flautins de Matuá. Acompanhe mais do que rolou no blog: http://www.jyosnabrasil.blogspot.com/
Inclusão Social em Sustentabilidade
(em breve)
Ecossistema de Software Livre
(em breve)